quinta-feira, 27 de maio de 2010

Guardiã Cainana (Exú Pombogira)


Exú Cainana quem te matou Cainana
Exú Cainana quem te matou Cainana
Na beira do Rio,Cainana
Aguás ja Rolou, Cainana
Foi seu Tranca rua, Cainana
ele não bambeia .

8 comentários:

  1. oi...vcs colocam historias de muitas pombo gira conhecidas como maria padilha,maria mulambo e dentre outras que ja estamos cansados de saber sobre suas historias...deveriam postar historias sobre outras lindas e poderosas pombo gira que existem no plano espiritual e que acabam sendo exquecidas pela nossa ignorancia de não corrermos atraz para saber e conhecer seus fundamentos.gostaria muito de saber a historia da Pombo Gira Caninãna,não do exu cainana da pombo gira CANINÃNA.Ficarei muito feliz se vcs donos desta pasgina pudessem saber um pouco desta lebara linda e poderosa.Muito obrigado pela atençao de todos.AXE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu trabalho con ela!!

      Excluir
    2. Oi você sabe da história da pombo gira cainana?pois é minha e não acho nada ficaria feliz se pudesse me dar uma explicação ou um site que possa achar. Grata

      Excluir
  2. gostaria de ver a imagem da pomba gira cainana por que ela e tao esquecida

    ResponderExcluir
  3. Ola boa tarde, a pouco tempo descobri que tenho essa pombo gira kaynana, queria saber se vc poderia me informa mais coisas sobre ela pois não acho quase nada a respeito dela, desde já agradeço obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.

    Pelo que ouvi de mais velhos, exu cainana quem te matou... nos antepassados os índios eram os feiticeiros, então um grande chefe indigena criou um espirito e esse espírito se transformou em uma cobrá. Esse espírito com figura de uma cobrá também se transformava em homem , e nesse período foi criado 3 espíritos : boissu , boiuna, boí tatá.
    Boissu -cobrá grande
    Boiuna - cobrá negra
    Boí tata- cobrá de fogo.
    Boissu, era uma cobrá que só matava homens e ele tinha o poder se transformar em gente , ela estava prestes a atacar uma índia linda, só que ele se apaixonou pela índia e eles se envolveram , quando a Índia acordou e acabou o encanto ela viu que estava abraçada a uma cobrá. E com o passar do tempo a Índia ficou grávida e o feiticeiro da tribo fez um feitiço para descobrir o que estava acontecendo com a india e descobriu que ela estava grávida de uma serpente. A Índia não teve coragem de tirar o filho, dessa gravidez nasceram duas cobras e uma delas foi chamada boí canina ( cobrá de cabeça em pé ) nasceu um macho e uma fêmea. A fêmea era muito agressiva, traía os homens com seu encanto, matava todos que ela encontrava e seu irmão para acabar com essa matança , a matou na beira do rio.
    A cantiga diz exu canina , mas não foi uma mulher quem matou cainana e sim um homem.
    Pombo gira cainana - Maria cainana
    Exu cainana - Norato cainana conhecido como exu cainana.
    A cantiga na verdade seria maria canina quem te matou cainana, foi o seu irmao cainana na beira do rio ...

    Agora pode se trazer na cantiga quem te matou exu cainana , pq ele pediu ao feiticeiro para que lhe fizesse um feitiço para que nunca mais ele virasse de vira cobrá pelo amor que tinha pela india. Entao ele deixou de ser cobra ( mprreu como cobra) e se tornou homem.
    Se ouvires falar do exu norato, já sabe que é exu cainana.

    ResponderExcluir
  6. Gostei pois eu tenho o Exu cainana e nunca tinha ouvido falar a sua história obrigada

    ResponderExcluir